domingo, 2 de abril de 2017

MATO GROSSO DO SUL: REGIONALIZAÇÕES

Mesorregiões de Mato Grosso do Sul

Mesorregião é uma subdivisão do estado que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais, que por sua vez, são subdivididas em microrregiões.
O estado de Mato Grosso do Sul é dividido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em quatro mesorregiões: 

Centro-Norte: é agrupada em duas microrregiões: Alto Taquari e Campo Grande.

Leste: é agrupada em quatro microrregiões: Cassilândia, Nova Andradina, Paranaíba e Três Lagoas.

Sudoeste: é agrupada em três microrregiões: Bodoquena, Dourados e Iguatemi.

Pantanais: é agrupada em duas microrregiões: Aquidauana e Baixo Pantanal.



Microrregiões de Mato Grosso do Sul

Microrregião é um agrupamento de municípios limítrofes. Sua finalidade é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, definidas por lei complementar estadual. O estado de Mato Grosso do Sul é dividido em onze microrregiões:

Alto Taquari: a principal cidade e o centro regional é Coxim e o município de São Gabriel do Oeste como polo econômico.

Campo Grande: é a mais populosa microrregião do Estado. Tem a cidade mais importante do estado e é a mais rica e desenvolvida também.

Cassilândia: é uma área de produção agropecuária e encontra-se próxima a estados mais industrializados como Goiás, Minas Gerais. Chapadão do Sul é o destaque dessa região.

Nova Andradina: é um importante corredor rodoviário de acesso ao estado e tem como atividade econômica principal a pecuária de corte.

Paranaíba: localiza-se nas proximidades de estados mais industrializados como Minas, Goiás e São Paulo. Aparecida do Taboado é o pólo econômico-cultural mais importante.

Três Lagoas: principal atividade econômica é a pecuária. a indústria e o turismo despontam como alternativas. Três Lagoas é a cidade mais importante dessa região e, encontra-se entre as 3 primeiras do estado.

Bodoquena: caracteriza-se pela pecuária de corte, produção de calcário e cenários lindíssimos proporcionados pela natureza. Bonito é o principal destaque com o turismo ecológico.

Dourados: é a 2ª mais populosa, diversas atividades econômicas são desenvolvidas, a agropecuária, extrativismo vegetal, indústria, comércio, enfim é bastante desenvolvida. Dourados é o destaque, é a 2ª maior cidade do estado.

Iguatemi: área de produção agropecuária, tendo Naviraí como principal centro econômico.

Aquidauana: desenvolve-se a pecuária tradicional de corte e o turismo no Pantanal. Aquidauana é o principal centro econômico.

Baixo Pantanal: forte atividade da pecuária tradicional de corte, vias de acesso através do rio Paraguai e o turismo no Pantanal que é bastante concorrido. Corumbá é uma das principais cidades do estado e o principal centro econômico dessa microrregião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário